Medici Assessoria
Luis Carlos Steffens conquista 3 medalhas no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista 2024

Entre os dias 19 e 21 de janeiro foi disputado na cidade de Indaiatuba, SP, o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista. Segundo a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) “no evento, os competidores foram avaliados pela comissão técnica da seleção brasileira que utilizou a competição como seletiva para compor a equipe que irá disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista em março, no Rio de Janeiro. Desta forma, as disputas acirradas e a superação tornaram cada prova uma experiência inesquecível tanto para os atletas quanto para o público presente.”
Os atletas Luis Carlos Steffens (APAC Cascavel), Cekles Lima de Souza (Clube de ciclismo de São José dos Campos) e Rodrigo Vicente Maduro que treinam com a Medici Assessoria Esportiva estiveram presentes disputando as provas de km, perseguição individual (4 km), Scratch e Velocidade Individual ao longo dos 3 dias.
O atleta Luis Carlos Steffens que disputou as provas na categoria C4 conquistou ao longo dos 3 dias 3 medalhas: prata na prova de km, bronze na disputa da perseguição individual e bronze na prova de velocidade individual.
Segundo o Luis “3 dias de muita correria e principalmente força nos pedais para alcançar velocidades acima dos 50km/h nas 4 provas que disputamos.
Na sexta(19) durante o período da tarde houve a prova de KM, onde alcancei a medalha de prata por menos de 2 segundos do ouro conquistada pelo meu amigo e companheiro de equipe Elielson.
No sábado(20) pela manhã foram feitas as classificatórias da perseguição individual, alcancei o terceiro melhor tempo e garanti passagem para a disputa pelo bronze, 2 segundos de diferença novamente para me qualificar a disputa pelo ouro. Durante a tarde enfrentei o confronto pelo bronze com meu amigo André Carneiro e venci por poucos segundos, foi uma disputa acirrada até os últimos metros, grande evolução meu amigo André!
E no domingo(21) pela manhã tivemos a prova de velocidade individual, 200 metros lançado, uma competição extremamente explosiva em que cada milésimo conta, cada curva e principalmente cada pedalada fazem diferença, consegui alcançar o terceiro lugar e assumir a segunda colocação geral do evento.
Cerca de 1:30h depois foi a vez da prova de Scratch onde todos os atletas da categoria C4 e C5 largaram juntos formando um pelotão nervoso e agressivo, graças a Deus nenhum acidente e uma prova linda de se ver. Acabei me concentrando demais na prova e nas movimentações e não cuidei do número de voltas, quando soou o sino da última volta eu estava mais no fundo do pelotão e não consegui ir mais afrente para disputar a chegada corretamente, finalizei está prova em 6⁰ lugar e terminando o evento com o 3⁰ lugar geral!
Não consegui desempenhar minha melhor performance conforme os treinamentos feitos mas estou contente pela evolução, tenho a certeza de estar no caminho certo e que ainda irei crescer mais e mais nesta modalidade!”
Resultados classe C4
Prova de km
1° Elielson Rodrigues – APAC Cascavel
2° Luis Carlos Steffens – APAC Cascavel
3° Gabriel Ribeiro da Silva – Santos Cycling Team / Fupes
Prova de Perseguição individual
1° Andre Luiz Grizante
2° Elielson Rodrigues – APAC Cascavel
3° Luis Carlos Steffens – APAC Cascavel
Prova de Velocidade individual
1° Elielson Rodrigues – APAC Cascavel
2° Gabriel Ribeiro da Silva – Santos Cycling Team / Fupes
3° Luis Carlos Steffens – APAC Cascavel
Resultado final - para Omnium
1° Elielson Rodrigues – APAC Cascavel
2° Andre Luiz Grizante
3° Luis Carlos Steffens – APAC Cascavel
Os atletas Rodrigo Maduro e Cekles Lima marcaram boa participação nas disputas de todas as provas pela categoria C5, em que na pista (velódromo) por serem provas muito dinâmicas e com grande velocidade a diferença entre todos os participantes pode chegar a poucos segundos.
Para o Cekles que competiu com uma bike emprestada e foi a sua primeira participação em provas de pista “Muito feliz com o meu tempo de 1:24 (prova de km), senti que dá para melhorar, um treinador veio até parabenizar pela cadência altíssima.”
O Cekles não soube me falar de qual treinador foi o elogio, mas para mim isso é algo muito importante já que traduz todo o esforço que cada um dos atletas tem dia a dia em estar buscando o seu melhor resultado, além do fato de a prova servir de vitrine de toda esta dedicação para futuras possíveis disputas em outras provas.
Fábio Medici Lorenzeti,
Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.
Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora).
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.
Professor universitário.
