Medici Assessoria
Antonio Rui Nogueira percorre de bicicleta o Caminho Francês de Santiago de Compostela, Espanha

O ciclista e funcionário público português, Antonio Rui Nogueira, que treina com a Medici Assessoria Esportiva percorreu entre os dias 30 de agosto e 07 de setembro o Caminho Francês de Santiago de Compostela, Espanha.
Dos Pirineus até Santiago de Compostela, o Caminho Francês passa pelas regiões de Aragón, Navarra, La Rioja, Castilla y León e Galícia, em um trajeto que é percorrido todos os anos por mais de 150.000 peregrinos. Sendo percorrido desde a descoberta da tumba do apóstolo Santiago no século IX.
Acompanhe a seguir a experiência do Antonio Rui ao longo do caminho.
Bayonne, França, início do Caminho Francês de Santiago
Esta etapa que iniciei nos Pirenéus, é o ponto de partida para muitos peregrinos, e é sem dúvida a mais dura.
É uma subida difícil, sendo compensada por vistas deslumbrantes e um belo encanto natural que não passa despercebido pelos peregrinos.
Foi pena estar a chover e haver bastante neblina, no entanto a descida por um bosque até Roncesvalles, é fascinante.
Pamplona, inicio da jornada pela Espanha
Visita a bela cidade de Pamplona aquela que é a capital de Navarra.
Não posso deixar de fazer referência à tradição de Pamplona o festival de San Fermin (Sanfermines).
Este é um evento anual que recebe turistas de todo o mundo onde as touradas enchem de cor as ruas da cidade.
Alto do Perdão, o que o torna especial são as vistas que este local oferece para a cidade de Pamplona. É um dos pontos emblemáticos do Caminho Francês de Santiago.

Esta cidade oferece um ambiente urbano muito acolhedor com maravilhosos parques e jardins.
Pamplona é para desfrutar sem pressas das suas ruas, praças passear pelo centro histórico e deixar seduzir pela gastronomia e pelos seus populares "pinchos".
A pegada do escritor Ernest Hemingway está presente em inúmeros recantos e locais emblemáticos da cidade como é o caso do mítico café Irunã.
Puente de La Reina
Aqui é possível apreciar uma das pontes mais famosas do Caminho de Santiago. Com 110 metros de comprimento, foi construída, para que os peregrinos pudessem atravessar o rio Arga e seguir a sua peregrinação em direção ao Túmulo do Apóstolo Santiago.
Durante o Caminho tive oportunidade de passar na Cidade daquele que foi o melhor ciclista Espanhol de todos os tempos - Miguel Indurain que venceu o Tour de França 5 vezes.
Bodega de Irache
É chamada a "fonte do vinho" com duas bicas laterais onde de uma sai vinho e da outra água.
Burgos
Burgos, é uma cidade de grande relevância histórica, que foi capital do Reino de Castilla y León durante 5 séculos. A cidade conserva um importante legado medieval, possuindo uma das maiores obras do gótico espanhol, a sua majestosa Catedral, Património da Humanidade permite-nos admirar os seus detalhes arquitetônicos e artísticos.
Possui diversas capelas para serem visitadas e tem uns vitrais lindíssimos.

León
León é uma cidade bonita e monumental.
Faz parte da peregrinação do Caminho de Santiago.
Nesta cidade podemos encontrar ruas cheias de história e imponentes templos góticos, edifícios e palácios surpreendentes e claro gente hospitaleira e charmosa.
Astorga
A cidade de Astorga é uma joia histórica localizada no coração do Caminho de Santiago.
Astorga é o elo entre as duas principais vias que levam a Santiago de Compostela, a Via da Prata na qual tive oportunidade de fazer o ano passado desde Salamanca e o Caminho Francês. Uma cidade que ainda hoje preserva parte do esplendor do passado.
Aqui é possível encontrar imensos Peregrinos com grandes mochilas nas costas a Caminho de Santiago de Compostela

Cebreiro
A aldeia de O Cebreiro fica empoleirada num cume alto e dá as boas-vindas aos peregrinos que chegam à Galícia.
É uma região montanhosa, húmida e verde no noroeste de Espanha e tem umas soberbas paisagens.
As suas casas tradicionais têm uma planta circular que parecem iglus de pedra com telhados de colmo.
Hoje, algumas destas casas de colmo estão convertidas em alojamento para os peregrinos que chegam cansados depois de chegar à Galícia e fazem o Caminho de Santiago.
Pois esta é considerada a etapa rainha do caminho francês de Santiago.
Cruz de Ferro
A Cruz de Ferro é um dos pontos especiais para todos os peregrinos que percorrem o Caminho Francês de Santiago.
Situada a 230 quilómetros de Santiago de Compostela, a Cruz de Ferro eleva-se a cerca de 1.500 metros de altitude, sendo o ponto mais elevado do Caminho Francês de Santiago.
A seus pés, milhares de pedras depositadas ao longo dos anos pelos peregrinos formaram um dos maiores e mais simbólicos homiliados do Caminho de Santiago.

Ponferrada
Já tive oportunidade de visitar esta bela cidade o ano passado quando efetuei a Via de La Plata e segui para o caminho francês.
Ponferrada de fato é uma cidade fascinante que oferece uma mistura única de história, cultura e beleza natural. Assim sendo alguns dos pontos de vista obrigatórios de paragem nesta cidade são:
Castelo dos Templários - um dos marcos mais icônicos da cidade. Com suas muralhas e torres imponentes e um interior impressionante, este castelo medieval é uma das atrações mais populares de Ponferrada.
Basilica de La Encina - localizada no coração da cidade, esta igreja impressionante apresenta uma mistura única de estilos arquitetônicos, incluindo o gótico, o renascentista e o barroco. Além de sua beleza estonteante, a Basílica de La Encina é também um local importante para os moradores de Ponferrada, que a consideram um lugar de peregrinação.
Torre do Relógio- com 18 metros de altura e um relógio impressionante, esta torre é um dos símbolos mais emblemáticos de Ponferrada.
Plaza del Ayuntamiento - um dos lugares mais movimentados da cidade, cheio de vida e com muitas atividades para fazer.
Coincidindo com a festa de La Encina - Padroeira del Bierzo
Em suma, Ponferrada é uma cidade repleta de atrações fascinantes e por isso caro peregrino não perca a oportunidade de a visitar quando efetuar o Caminho.
Dos imensos caminhos que levam a Santiago de Compostela este é o mais famoso de todos. Ao longo dos quase 800 km de distância que separa Saint-Jean Pied-de-Port de Santiago é possível depararmo-nos com inúmeros tesouros como belas paisagens, joias arquitetônicas e uma excelente gastronomia.
De referir, que o Caminho passa por cidades cheias de vida como Pamplona, Logroño, Burgos, León, Astorga, Ponferrada e Santiago.
Este Caminho sobe os Pirineus e entra em Espanha, atravessa os vinhedos de La Rioja passa por Castela e Leão, e depois chega aos rios e florestas da Galiza antes de chegar a Santiago.
Não poderei deixar de fazer referência a todos aqueles com quem me fui cruzando no Caminho que são os peregrinos de todos os países do Mundo que percorrem o Caminho quer seja por motivações espirituais, religiosas ou simplesmente turísticas.
Esta foi mais uma grande experiência vivida no Caminho de Santiago.
A essência do Caminho de Santiago é aproveitar todos os momentos do dia a dia e não apenas pensar em chegar ao destino.
