Medici Assessoria
85° Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”

Ciclismo um esporte que envolve muito esforço de todas as equipes, dirigentes e atletas e que merece mais respeito.
Os Jogos Abertos do Interior é uma competição do estado de São Paulo que apresenta grande prestígio, a competição reúne atletas em 28 modalidades diferentes de 192 cidades paulistas que se classificaram a partir das disputas dos Jogos Regionais. Cada modalidade tem a sua organização feita pela entidade que a representa.
Está edição dos Jogos Abertos do estado de São Paulo foi sediada pela cidade de São José do Rio Preto, eu estive presente na prova representando a prefeitura de São Bernardo do Campo como responsável técnico acompanhando a atleta Ana Paula Elias.

Na fase classificatória nos Jogos Regionais a equipe feminina conquistou a vaga e para está fase conseguimos estar presentes apenas na prova de resistência e infelizmente apenas com a Ana.
Para o ciclismo os Jogos Abertos teve o seu calendário de 09 a 13/10, sendo no dia 09 o congresso técnico, as provas de velocidade olímpica e individual, critério por pontos e resistência realizadas nos demais dias.
Cada uma das provas realizadas em locais diferentes e em especial a prova de resistência na estrada José Domingues Netto, e a prova que envolveu maior repercussão entre as equipes e atletas.
A estrada vicinal em si apresenta uma ótima estrutura de pavimentação e com uma característica de percurso bem interessante por ser um circuito que se torna seletivo. O circuito teve ao todo 10 km de extensão, sendo que pelo regulamento dos jogos, as atletas do feminino fizeram 5 voltas totalizando 50 km e os atletas do masculino 10 voltas totalizando 100 km.
O ponto crítico que envolveu grande discussão entre os atletas e técnicos presentes estava sobre as condições do entorno e a estruturação da prova no circuito:
- Acostamento sem pavimentação e com a chuva da noite anterior (prevista) apresentava muito barro;
- Falta de sinalização adequada para moradores que circulavam no circuito. Por ser um percurso extenso e com pontos de entrada / saída de sítios carros entravam livremente sem orientação de cuidado em uma prova com via compartilhada;
- Falta de banheiros químicos e estruturas de apoio adequadas as equipes / cidades e atletas presentes.
A pergunta que se faz por quem vê de fora, mas estes não são pontos básicos e que podem ser facilmente resolvidos? Sim, é exatamente este o grande ponto que envolveu repercussão entre todos presentes.
Francisco Miguel Manzo, técnico da equipe de Pindamonhangaba
Paulo Cantarino, responsável técnico da equipe de Santos
Walter Hohne Junior, técnico da equipe Abec Rio Claro
O ciclismo, assim como todas as outras modalidades, é formado por pessoas que são apaixonadas pelo que fazem, por está paixão técnicos, dirigentes e atletas se esforçam ao máximo para estarem presentes, buscando boas e grandes disputas.
Todos buscamos uma disputa limpa e justa em que o(a) melhor atleta possa aparecer e não que o vencedor esteja presente porque outro atleta caiu por erros de estrutura que trouxeram riscos.
No ciclismo atual, existe uma estrutura fantástica por empresas que realizam provas para os amadores e que sim deve existir e continuar, pelo caminho natural o amador olharia as grandes equipes e atletas, cria referências, busca conhecer as provas e disputar federado em sua categoria. É neste ponto que as entidades devem olhar com mais respeito e carinho para todos os presentes.
Eu, assim como todos sou um apaixonado pelo ciclismo, e pela minha profissão. Continuarei, assim como tenho certeza que os demais técnicos e dirigentes, buscando sempre estar presente, valorizando todo o esforço e buscando formas de melhorar ainda mais o esporte para que mais pessoas pratiquem e entendam toda a nossa paixão.

Fábio Medici Lorenzeti,
Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.
Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora)
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.
