Medici Assessoria
3 sinais de que você está treinando errado: Síndrome do Overtraining

A síndrome do overtraining é ocasionada pela ineficiência fisiológica pelo excesso das cargas de treinamento (volume x intensidade) sem que haja tempo de recuperação adequado.
Os sintomas do overtraining envolvem distúrbios hormonais, imunológicos, neurológicos e psicológicos, que podem levar ao desenvolvimento de doenças e / ou lesões.
A seguir relacionei três sinais que estão relacionados com o excesso de treinamento e que podem indicar que é necessário readequação das rotinas de treinamento para evitar o desenvolvimento do overtraining.
1° Sinal: Resfriados constantes
Sistema imunológico afetado, diminuindo o número e atividade das células responsáveis pela resposta imune do organismo que protege-o de microrganismos invasores. Quando não há tempo de descanso adequado a queda no número e atividade destas células faz com que fiquemos mais suscetíveis a infecções gripais.
2° Sinal: Perda de peso
Com o desequilíbrio entre treinamento e descanso, aumenta os níveis de cortisol, que quando presente de forma crônica afeta o metabolismo aumentando o catabolismo “degradação” de proteínas musculares, contribuindo para uma maior perda de massa muscular. Além de afetar o sistema nervoso central levando a perda de apetite.
3° Sinal: Insônia
Em situações crônicas de cansaço o organismo sofre com a desregulação de hormônios como cortisol e neurotransmissores como a serotonina levando a quadros de insônia e causando mais estresse físico e mental.
A periodização do treinamento físico / esportivo busca adequar as cargas de treinamento (volume x intensidade) com fatores como objetivos individuais, capacidade física em que o atleta / esportista se encontra nos diversos momentos da periodização, relacionando assim os momentos adequados de descanso para que haja a adaptação adequada do treinamento físico.
Fábio Medici Lorenzeti,
Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.
Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora)
Professor Adjunto Universidade Módulo
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.
