Medici Assessoria

Fabio Medici • 19 de agosto de 2023

Como não cair no doping acidental por tratamento clínico


Uma das grandes dúvidas de atletas competitivos (principalmente amadores) em relação ao doping no esporte envolve o uso de medicamentos para o tratamento clínico. Grandes exemplos envolvem o tratamento de doenças crônicas como a Asma, além de condições reumatológicas em que o paciente / atleta deve fazer o uso de fármacos / medicamentos de controle e que podem estar listados como substâncias proibidas.

Em entrevista o Dr. Fernando A. Soléra, Médico, Oficial Médico da FIFA | CONMEBOL | CBF | Membro do Comité de Direito Desportivo da OAB | Membro da Câmara Técnica de Medicina do Esporte do CFM, responde como deve ser o posicionamento do atleta e consequentemente a atenção de todos os envolvidos com o esporte.


“O grande valor da Atividade Antidopagem é oferecer a oportunidade ao atleta a possibilidade do mesmo não cair em um Controle Positivo por descuido, desconhecimento.

Sem dúvida a melhor ação é a EDUCAÇÃO, palestras para atletas, dirigentes, médicos, enfim todo o pessoal de apoio do atleta são ferramentas baratas e eficientes.

O correto é que o atleta tenha o primeiro contato com a Antidopagem através de uma atividade educacional, não por um Controle de Doping.

Assim como o esporte limpo, a saúde é desejo de todos, atletas não precisam deixar de se tratar dignamente por receio de tomar algum medicamento que está na Lista Proibida; na verdade com a ajuda de um Médico do Esporte, basta uma avaliação do caso concreto do paciente/atleta e fazer uso da solicitação da Autorização de Uso Terapêutico (AUT).

Esse documento existe para que o atleta e seu Médico assistente solicitem o uso de um fármaco que está na Lista Proibida.

Seguindo algumas regras de solicitação de AUT e encaminhando documentação como Relatório Médico + fundamentação Médica + exames pertinentes, o grupo de avaliação de AUT (CAUT) terá condições de fazer uma avaliação técnica da solicitação em questão e se for pertinente, autorizar o uso do fármaco.

Sem dúvida esse é o ponto mais sensível do meu trabalho, o universo da farmacologia clínica e a Lista Proibida de Substâncias e Métodos da WADA.”


Saiba mais sobre doping no esporte e os cuidados que atletas e todos os profissionais envolvidos no esporte devem ter acessando as reportagens abaixo

Por Fabio Medici 2 de abril de 2025
O paraciclista Luis Carlos Steffens que representa a Associação de Paratletas de Cascavel (APAC) e que treina com a Medici Assessoria Esportiva, deu entrevista para o programa Tarobá Esporte em Cascavel para falar sobre os resultados do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista, Copa Brasil de estrada e Copa Cianorte de Ciclismo, além de contar sobre os próximos passos para este ano!
Por Fabio Medici 4 de janeiro de 2025
Treinar em Z2 ou fazer treino intervalado qual traz mais benefícios para o desempenho físico e esportivo?
Por Fabio Medici 2 de janeiro de 2025
Um novo ano começou, objetivos no esporte sendo definidos, você sabe qual é a pior e qual a melhor estratégia de treinamento?
Treinos de força (musculação), ajuda ou atrapalha o seu desempenho no ciclismo?
Por Fabio Medici 12 de dezembro de 2024
Treinos de força (musculação), ajuda ou atrapalha o seu desempenho no ciclismo?
Por Fabio Medici 11 de dezembro de 2024
Mesmo depois de ter assinado com a equipe Q36.5 Pro Cycling o atleta Tom Pidcock continuará utilizando bikes da Pinarello para 2025
A nova e polêmica Colnago Y1RS bike que será utilizada pelo atleta esloveno Tadej Pogacar em 2025
Por Fabio Medici 9 de dezembro de 2024
Colnago Y1RS bike que será utilizada pelo atleta Tadej Pogacar em 2025
Por Fabio Medici 28 de outubro de 2024
A imagem do norueguês Kristian Blummenfelt, vomitando durante a prova de ciclismo no IRONMAN Kona 2024 ganhou bastante destaque, para todos que trabalham com o esporte temos dois pontos muito importantes para se observar.
Atletas de endurance precisam repor carboidrato e sódio devido a sua alta demanda em atividade
Por Fabio Medici 24 de setembro de 2024
Atletas de endurance precisam repor carboidrato e sódio devido a sua alta demanda em atividade
Por Fabio Medici 18 de julho de 2024
O treinamento de força traz importantes benefícios para o ciclista, mas é importante ter atenção na escolha dos exercícios e na progressão das cargas para evitar dores e até mesmo lesões por excesso de treino.
Por Fabio Medici 20 de junho de 2024
Pedro Almeida disputa a 2ª etapa do 33° Troféu Brasil de Triathlon
Mais Posts