Medici Assessoria
Como começar no ciclismo?

Está é uma dúvida muito comum para quem busca iniciar no esporte e tem vontade de participar de competições.
O primeiro passo se você já tem uma bike é aproveitar o seu equipamento. Sim, aproveite o seu equipamento, busque realizar treinos com mais frequência e consistência.
Como profissional do esporte um dos grandes problemas que vejo é as pessoas determinarem que se não tiver o equipamento A ou B você não vai conseguir competir, está é uma visão errada que apenas afasta as pessoas da modalidade. O seu equipamento tem que servir como uma forma de você atingir os seus objetivos e não um fim.
Tenha vivencias e adquira experiência em competições. Procure por competições próximo de onde mora, isso facilita para que possa se deslocar e adquirir experiência, conhecendo como são as competições e como você se sente dentro de uma competição.
Conforme for tendo mais consistência nos treinos e adquirindo experiências em competições a escolha de novos materiais, equipamentos e acessórios se torna natural, por ser este um processo que ajuda na sua evolução dentro do esporte competitivo. Lembre-se, o equipamento deve servir ao seu objetivo!
Ao longo deste processo ter a orientação de um profissional ligado ao esporte facilita na escolha dos equipamentos, além de ser o profissional de Educação Física o responsável por planejar de forma adequada as rotinas de treinamento para que você possa atingir os seus objetivos. Além disso, é fundamental a realização de exames médicos frequentes, não negligencie o seu maior bem, a sua saúde, sem ela nenhum objetivo dentro do esporte é possível. Trabalhos multidisciplinares com nutricionistas esportivos e fisioterapeutas, também, tem uma relação importante para que se possa ter uma recuperação adequada ao desgaste físico dos treinos e competições e evitar lesões.

Fábio Medici Lorenzeti,
Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.
Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora)
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.
