Nutrição

Nutrição e Esporte


A Medici Assessoria Esportiva acredita que para atingir qualquer objetivo é fundamental um trabalho estruturado e multidisciplinar. Auxiliamos na escolha dos melhores profissionais de nutrição, junto ao nosso rigor técnico para potencializar o desempenho esportivo.
Agendar agora

Fábio Medici Lorenzeti

O desempenho esportivo é reconhecidamente envolto de vários fatores, dentre eles, o estado nutricional do atleta é um fator fundamental para que se possa alcançar o máximo de desempenho”

O professor Fábio Medici Lorenzeti é autor do livro Nutrição e suplementação esportiva: Aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica que aborda a importância da nutrição e da reposição de nutrientes para a prática esportiva, bem como sua relação com o desempenho esportivo e os benefícios à saúde.  

A importância da nutrição na pratica esportiva


Prof. Me. Fábio Medici Lorenzeti


“O estado nutricional do atleta pode exercer um impacto significativo no seu desempenho. É muito comum observar toda uma planificação de treinamento ser prejudicada pela alimentação inadequada.” Nesta frase o professor Dr. Ludwig Prokop, chefe do Instituto Austríaco de medicina do esporte, tratou em uma de suas inúmeras publicações um conceito muito importante que envolve o desempenho esportivo, como os atletas se relacionam com a alimentação.

O desempenho esportivo é reconhecidamente envolto de vários fatores, dentre eles, o estado nutricional do atleta é um fator fundamental para que se possa alcançar o máximo de desempenho.

A maior exigência física decorrente da prática esportiva torna necessário a adequação nutricional para macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), bem como não se pode negligenciar o estado de hidratação do atleta.

Hábitos alimentares alterados por radicalismos alimentares que são difundidos podem levar a prejuízos nutricionais e físicos dos atletas, perda de massa muscular, perda de força, aumento a suscetibilidade a infecções e lesões, bem como o overtraining, que são alguns dos fatores relacionados ao estado nutricional alterado por uma alimentação inadequada.

Toda a adequação nutricional no esporte passa pela análise das exigências físicas e as características da modalidade praticada. Dentre as exigências físicas destaque-se a relação de volume e intensidade e para as características os momentos, formas e locais de oferta de alimentos / suplementos que possam promover o equilíbrio nutricional.

A visualização das características da modalidade faz com que o nutricionista esportivo ajuste a oferta de alimentos / suplementos de forma distinta, a exemplo de modalidades coletivas em que há tempos de jogo predeterminados, comparados a atletas de modalidades individuais como a corrida, em que existe além da distribuição de hidratação em pontos regulamentares pré-estabelecidos ao longo do percurso, de acordo com a distância / prova realizada a possibilidade de se utilizar acessórios que facilitem o transporte de alimentos / suplementos ao longo da prova.  

É importante salientar que o equilíbrio nutricional envolvendo o esporte não está apenas associado ao alto rendimento, mas a todos os entusiastas do esporte. A busca por resultado esportivo, seja para desafios pessoais ou para alto rendimento, é controlada pela relação de volume e intensidade dentro da modalidade praticada, com isso leva-se a maior exigência física o que torna fundamental o equilíbrio nutricional.

Um trabalho estruturado e multidisciplinar é a base para atingirmos resultados eficientes e duradouros

Prof. Me. Fábio Medici Lorenzeti


A busca por fórmulas mágicas para emagrecer, faz com que cada vez mais as pessoas “demonizam” certos alimentos ou nutrientes, eliminando-os da dieta. A curto prazo os resultados se fazem presentes, porem muitas vezes tais decisões são difíceis de serem mantidas acarretando no ganho novamente daqueles “quilinhos” perdidos, o tal efeito “sanfona”, sem falar nos riscos à saúde que estão associados com tais restrições.


Um importante estudo publicado no The Journal of Nutrition (2014, volume 144, edição 6, páginas 881–889) aponta que deve haver maior atenção na orientação dietética como um todo e não apenas na ingestão de determinado tipo de nutriente ou grupo alimentar.


O estudo correlaciona à ingestão de determinadas dietas com o risco de doença cardiovascular e câncer.


As quatro dietas analisadas apresentavam padrão semelhante na recomendação de ingestão de grãos integrais, legumes, frutas e proteínas vegetais.


De acordo com os dados publicados a adoção de hábitos alimentares saudáveis reduz de 12 à 28% o risco de morte por doenças cardiovasculares ou câncer.


Sendo assim, antes de se submeter a qualquer dieta da moda converse com seu médico ou com um nutricionista para saber se de fato é necessário restringir esse ou aquele alimento.


Lembre-se o segredo para o sucesso duradouro está na adoção de duas situações simples: 1) Ingerir alimentos que possam corrigir alterações metabólicas, físicas e emocionais; 2) Realizar exercícios físicos regulares.

Treine de forma consciente e alcance os seus objetivos

Todo planejamento das rotinas de treinamento, feita pelo profissional de Educação Física, leva em conta as características do atleta e da modalidade. Treinar de forma consciente tendo o acompanhamento de um profissional faz com que se possa atingir os resultados que buscamos de forma eficiente, evitando o desenvolvimento de lesões.
Agendar
Share by: