Medici Assessoria
A sua programação de treino leva em consideração as suas atividades do dia a dia?

Segundo o Ministério da Saúde (MS) "As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros.”
Por definição LER / DORT são um conjunto de doenças que afetam músculos, tendões, nervos e vasos dos membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro, pescoço e coluna vertebral) e inferiores (joelho e tornozelo, principalmente) e que têm relação direta com as exigências das tarefas, ambientes físicos e com a organização do trabalho, estando relacionadas a fatores biomecânicos como exigência de força excessiva, postura inadequada, repetição do mesmo movimento durante longo período, dentre outros fatores.
Segundo o MS “LER / DORT caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, afetando a produtividade e que além de levar ao comprometimento financeiro do trabalhador, são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho e representam custos com pagamentos de indenizações, tratamentos e processos de reintegração à ocupação.”
Ai chegamos a grande questão, o que o planejamento do treinamento físico pode estar relacionado a está questão?
Esportistas podem buscar através da prática de determinada modalidades formas de melhorar a sua qualidade de vida, realizar a atividade como forma de lazer, diversão ou até mesmo como um atleta amador, buscar resultados em competições, em todos estes casos o esportista (que não vive exclusivamente da prática do esporte) tem na sua atividade laboral a sua principal forma de renda, e temos ai pessoas que podem desempenhar as suas atividades de trabalho por longas horas sentado com baixa atividade física ou em outros casos com grande exigência física por realizar as suas atividades na indústria, comercio, entre outros.
Em cada uma destas condições existem exigências físico / motoras distintas que muitas vezes levam a desconfortos osteomusculares pela realização repetitiva de determinada atividade ou pela postura na realização do trabalho. Somado a isso, a realização de atividades físico / esportivas (seja qual modalidade for) também acarreta realização de movimentos repetitivos e com sobrecarga. Neste ponto é fundamental que se tenha o acompanhamento de um profissional de Educação Física, para que além de observar a realização do movimento corretamente, possa também, controlar o volume (número de séries, repetições, tempo de atividade, distância percorrida), com a intensidade (peso, velocidade, frequência cardíaca) e o tempo de descanso (entre as séries e entre os treinos com determinado objetivo ou para determinado grupo muscular).
É consenso de que exercícios como por exemplo os realizados em atividades de ginástica laboral evitam o desenvolvimento de LER / DORT, diminuindo a incidência de absenteísmo. Da mesma forma que a prática regular de atividades física e esportivas melhoram o continuum de saúde, evitando o aparecimento de doenças. Porém um mal planejamento das atividades físico / esportivas pode agravar lesões pre existentes ou mesmo levar ao surgimento.
A prática de atividade físico / esportivas não deve ser encarada apenas como um amontoado de exercícios e sim um planejamento adequado às necessidades e objetivos de cada pessoa.
Depoimento do José Geraldo de Souza, esportista que treina com a Medici Assessoria Esportiva, sobre os treinos que vem realizando

Vídeo demonstrando o dia a dia de trabalho do José Geraldo, ele realiza atividade essencial trabalhando em uma metalúrgica, em que tem acompanhamento pela medicina e segurança do trabalho da empresa. Somado a isso as atividades físico esportivas devem visar não apenas trazer o desempenho esperado no esporte que pratica (ciclismo), mas também, buscar qualidade de vida, o que também fará com que possa realizar bem o seu trabalho.
Para saber mais
BRASIL, Ministério da Saúde. Agência de saúde. LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45404-ler-e-dort-sao-as-doencas-que-mais-acometem-os-trabalhadoresaponta-estudo
LER / DORT. UFRRJ. Disponível em: https://institucional.ufrrj.br/casst/files/2020/11/LER-DORT.pdf
Queiroz Rocha M.V. LER e DORT: Trabalho não pode causar dor. IFES, 2021.
Chiavegato Filho L.G.; Pereira Jr. A. LER/DORT: multifatorialidade etiológica e modelos explicativos. Interface (Botucatu) 8 (14), 2004

Fábio Medici Lorenzeti,
Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.
Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora)
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.
